Casa Taboca
Concurso de arquitetura
Belo Horizonte, 2022
Se conectar com o espaço que se está. Para a CasaCor Minas 22 , a Casa Taboca traz a sustentabilidade a partir da troca com habitat de praia tropical: desde os aspectos naturais - como o clima e materiais -, como os recursos sociais de serviços e produtos disponíveis na região. Leva em conta o artesanato, as habilidades manuais e os materiais que a cerca e assim articulando-se com as questões funcionais, construtivas e estéticas. Para simplificar e facilitar a boa execução do projeto, adotamos o sistema estrutural convencional de pilar e viga metálicos e a cobertura retangular com apenas uma água. A definição da volumetria foi feita a partir de aberturas e vedação, já que abarcam maior variedade de solução e são secundárias na infraestrutura civil.
A disposição do entorno favorece o espaço com duas fachadas mais acessíveis ao público e, por isso, consideramos a abertura principal no encontro dessas duas faces, ou seja, num ângulo que é visto pelo espectador antes mesmo de chegar dentro dos limites da casa. As aberturas secundárias se relacionam com demandas funcionais, sensoriais e conceituais de uma casa de praia. Dois aspectos foram fundamentais para a disposição da planta: a visada do espectador, que determinou a angulação das paredes internas; e o acesso direto ao banheiro - considerado fundamental para tirar a areia do corpo após a praia. A necessidade desse fluxo fez do banheiro o espaço mais congruente e especial da casa e onde interior e exterior se misturam. Entre a área social e íntima, apenas com o uso de paredes de infraestrutura, conseguimos arranjá-las de modo a bloquear a visibilidade para as áreas íntimas ainda possibilitar uma
transição fluida entre os cômodos.
Taboca é o mesmo que bambu. Para casa de praia, priorizamos a
simplicidade e a conexão com a natureza local através do uso de materiais disponíveis no litoral brasileiro, dos itens construtivos e de decoração e do tipo de acabamento. Trouxemos detalhes de Minas, origem desse novo morador praiano, representados pela pedra sabão, itens de tapeçaria e decoração.
Os recuos são contemplados pelo paisagismo de vegetação nativa e solo em areia a fim de compor a experiência de estar cercado pela natureza. A iluminação completa a atmosfera de aconchego da Taboca através da luz indireta que acontece por arandelas, luz
de piso e pontos de iluminação geral no topo das paredes. Como única iluminação direta, os pendentes em cabaça trazem fluidez aos espaços de cozinha e sala.